Inscrições abertas para ACIEPE “Audiovisual e Educação”


aciepe_AVEdu_1_banner-site-2

A Secretaria Geral de Educação a Distância – SEaD foi incorporada à estrutura da UFSCar em 2009 com a proposta de dar suporte pedagógico, técnico e administrativo para iniciativas distintas no campo da Educação a Distância – EaD. Ao longo dos últimos anos, se estabeleceu como parte da organização acadêmica para além da modalidade de ensino a distância e se tornou uma referência no que tange o planejamento, a articulação, a produção e a disponibilização de conteúdos e materiais que se apropriem de recursos tecnológicos – sobretudo os de natureza digital – na área da educação.

Ao longo dos seus 10 anos de existência, as experiências adquiridas, somadas aos estudos na área da EaD e à bagagem compartilhada com os diferentes sujeitos que atuam e que atuaram na SEaD propiciaram uma grande aprendizagem sobre as possibilidades e também sobre os desafios de se criar materiais educacionais instigantes e imersivos nas mais diferentes mídias e suportes que mantivessem e expandissem toda a densidade do conhecimento que, por ele, alcança seu público-alvo.

A partir dessa experiência e de uma percepção da importância de diferentes profissionais, como educadores, equipes técnicas e produtores audiovisuais, terem alguns conhecimentos específicos da área do audiovisual educacional para produzirem e disponibilizarem conteúdos próprios, propõe-se uma Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) com o título “Audiovisual e educação: os novos paradigmas do planejamento, da produção e da articulação de materiais didáticos em tempos de convergência das mídias digitais” visando oferecer atividades em um formato híbrido que possam atender essa demanda potencial, algo que deve se somar aos conhecimentos trabalhados nos diferentes cursos superiores de licenciatura e, ao mesmo tempo, dos campos da comunicação e das tecnologias computacionais.

Esta ACIEPE conta com uma carga horária total de 60 horas, distribuídas em aproximadamente 15 semanas. Aqueles que tiverem interesse em cursá-la, sendo ou não vinculado à UFSCar, podem se inscrever gratuitamente. Para alunos de graduação da UFSCar, essa inscrição deverá ser realizada no momento do ajuste da matrícula do semestre (nos dias 26 e 27 de fevereiro). Já alunos de pós-graduação, funcionários da universidade e toda a comunidade de São Carlos e região pode se inscrever a partir de agora por meio deste link: https://goo.gl/forms/E2kf1jXRNPtIWGmn2 . As inscrições vão até 08/03 e os concluintes receberão um certificado de extensão da UFSCar.

Enquanto um projeto que busca uma metalinguagem entre o conteúdo tratado e a forma como ele é trabalhado junto aos cursistas, propomos ministrar as diferentes ações em um formato transversal, utilizando do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para concentração de conteúdos e atividades práticas, bem como ações síncronas (como transmissões ao vivo de palestras e debates) e assíncronas (como fóruns de discussão, vídeos gravados e editados, textos e outros materiais didáticos). Há ainda a proposição de uma estrutura gamificada, que se aproveite de funções como feedback contínuo, conquistas, caminhos narrativos, missões principais e secundárias, desafios e participação ativa dos estudantes na construção colaborativa do conhecimento.

Assim, de um modo geral, o planejamento é composto por oficinas presenciais pontuais e atividades virtuais semanais por meio de materiais didáticos em diferentes meios e linguagens, atividades objetivas e criativas, bem como percursos inovadores ao longo da jornada, objetivando a ampliação e na difusão do conhecimento acerca das linguagens audiovisuais para produção de conteúdos didático-educativos por professores e outros profissionais de diferentes áreas, possibilitando autonomia e valorizando individualidades e recursos digitais comuns, como smartphones, gravadores de áudio e vídeo manuais, câmeras em computadores pessoais e softwares livres e/ou gratuitos. Também espera oferecer ferramentas e instrumentalizar educadores para trabalhos criativos e imersivos dentro da sala de aula, seja ela virtual, seja ela presencial.

Por tudo isso, voltamos a repetir o convite: sendo vinculado à UFSCar ou não, sua presença é muito importante. É fundamental podermos contar com diferentes perfis, com vivências que possam sempre trazer algo novo, algo diferente para um campo tão amplo e cheio de potencial como é o das tecnologias digitais aplicadas à educação. Então, não percam tempo, pois as vagas são limitadas. Inscrevam-se e estejam preparados para uma grande jornada.