WebQuest – Explorando o potencial da internet na sala de aula

Com o objetivo de instrumentalizar professores da rede pública de ensino e licenciandos com relação à metodologia Webquest, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e o Núcleo de Formação de Professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecem a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) "Webquest - explorando o potencial da Internet na sala de aula". São oferecidas 15 vagas para licenciandos da UFSCar e 15 vagas para professores do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino de São Carlos.
A Webquest (ou questionamento via Web) é uma atividade de aprendizagem que utiliza informações disponíveis na Web; um modo de explorar as potencialidades da Internet no processo de ensino. É elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos, sempre partindo de um tema principal.

A Webquest é estruturada em sete partes ou seções: Introdução, Tarefa, Processo, Fonte de informação ou Recursos, Avaliação, Conclusão e Créditos. "Essa metodologia contribui para que os alunos aprofundem o conhecimento e reflitam sobre seu próprio processo cognitivo. Na Webquest, busca-se a construção colaborativa da aprendizagem, permitindo que os estudantes cheguem a resultados inesperados das tarefas", explica Bianchi.
Segundo estudiosos do assunto, essa metodologia pode ajudar o professor a alcançar objetivos educacionais importantes como a promoção de aprendizagem cooperativa, o desenvolvimento de habilidades cognitivas, além de estímulo da criatividade e compartilhamento de saberes.

INSCRIÇÕES:

Os estudantes da UFSCar podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Controle Acadêmico (SIGA) , entre os dias 10 e 11 de agosto; já os professores da rede pública devem fazer a inscrição por meio do link http://migre.me/w7KcS entre os dias 31 de julho e 6 de agosto.

Para se inscrever, são exigidos requisitos como nível de letramento digital intermediário, isto é, domínio do uso de computador; acesso à Internet e facilidade de navegação; interesse em usos pedagógicos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); disponibilidade e interesse para realizar atividades a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle); e disponibilidade para participar dos encontros presenciais.

O primeiro encontro será no dia 23 de agosto, às 14 horas, no Laboratório de Informática, no Núcleo de Formação de Professores, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A presença no primeiro encontro é obrigatória para a confirmação da matrícula. Com carga horária total de 60 horas, serão 8 encontros presenciais e as demais atividades serão realizadas no Moodle.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail codap@sead.ufscar.br.