CoEaD


O Conselho de Educação a Distância (CoEaD) surgiu oficialmente a partir da publicação da Portaria GR nº 1502, de 23 de outubro de 2012, com o objetivo de propor a política de educação a distância da UFSCar e acompanhar a execução da política de EaD realizada pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD). 

Inicialmente, o CoEaD era formado por representantes de alunos de graduação na modalidade EaD, de coordenadores de polo, de servidores técnico-administrativos e de diversos setores da UFSCar, mas, em novembro de 2019, como consequência da expansão da oferta de cursos de especialização na modalidade a distância na UFSCar, a Portaria GR nº 1502/2012 foi alterada pelo Conselho Universitário (ConsUni) e incluiu a representação de alunos de especialização EaD no CoEaD.

Dessa forma, atualmente, o CoEaD tem a seguinte composição:

I - Secretário Geral de Educação a Distância, como seu Presidente; 

II - Coordenador local do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); 

III - Secretário Geral de Informática; 

IV - 1 (um) representante docente e respectivo suplente de cada centro acadêmico; 

V - 3 (três) representantes docentes e respectivos suplentes, sendo 1 (um) do Conselho de Graduação, 1 (um) do Conselho de Pós-Graduação e 1 (um) do Conselho de Extensão; 

VI - 1 (um) representante técnico-administrativo e respectivo suplente que atue na modalidade de EaD, eleitos pelos seus pares; 

VII - 1 (um) representante dos Coordenadores dos Polos de Apoio Presencial e respectivo suplente, eleitos pelos seus pares; 

VIII - 1 (um) representante discentes dos cursos de graduação na modalidade de EaD e respectivo suplente, eleitos pelos seus pares.

IX - 1 (um) representante discente dos cursos de especialização na modalidade de EaD e respectivo suplente, eleitos pelos seus pares. 

Os  conselhos existentes nas diversas instâncias acadêmicas e administrativas da UFSCar visam assegurar a participação da comunidade universitária nos processos decisórios que dizem respeito a toda a vida universitária. No CoEaD não é diferente, e os conselheiros têm a missão de  colaborarem ativamente com ideias e ações que visem a construção, fortalecimento e acompanhamento da política de educação a distância da universidade. Saiba mais e participe.

Informações sobre o CoEaD: secretaria@sead.ufscar.br