AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM


A Equipe Moodle é composta por profissionais com formação na área técnica e forte conhecimento da plataforma de gerenciamento de aprendizagem adotada.

Os serviços oferecidos pela Equipe vão desde a criação e configuração de ambientes virtuais de aprendizagem até a inserção de materiais didáticos e atividades para o desenvolvimento da disciplina/curso no AVA.

Há dois perfis de colaboradores que atuam na Equipe Moodle da SEaD-UFSCar: Criador e Editor de Curso.

O Criador de Curso possui um perfil mais avançado em relação às funcionalidades do ambiente virtual. Dessa forma é o responsável em gerenciar as salas no ambiente virtual de aprendizagem. Faz parte de suas atribuições: criar/replicar salas; cadastrar e importar novos usuários; cadastrar alunos, professores e tutores no ambiente da disciplina/curso; atender às solicitações dos cursos de graduação ou especialização; e oferecer suporte aos Editores da Equipe Moodle e demais usuários.

O Editor de Curso é responsável por apoiar a Equipe de Planejamento Pedagógico (projetistas/designers instrucionais) e os professores nas demandas relativas ao AVA. Faz parte de suas atribuições: editar o layout das disciplinas/cursos no Moodle; publicar materiais; formatar e configurar atividades e categoria de notas; efetuar o cadastro manual de alunos, tutores e professores no AVA; atender às solicitações do curso de graduação ou especialização; configurar os recursos que viabilizam as provas no AVA; e preencher a Agenda de Provas de acordo com o calendário do curso e solicitações recebidas.

Dessa forma, a Equipe Moodle procura alinhar seu trabalho com as demais Equipes, a fim de prover disciplinas e cursos de acordo com os referenciais de qualidade da SEaD-UFSCar.

Produtos e serviços oferecidos

Configuração

  • de atividade e recursos: Configuração de atividades tais como datas de abertura e fechamento de uma atividade; se receberá nota; se a disciplina está por grupos separados, entre outras.
  • de notas: Efetuar a configuração de categoria de notas, de acordo com as informações presentes no Guia da disciplina. Geralmente divide-se em quatro categorias: “Atividades não avaliativas”; “Atividades Avaliativas”; “Atividades Presencial” e “Frequância”. Dentro das categorias pode haver subcategorias, dependendo da necessidade de cada disciplina.
  • de provas: Configurar as provas da disciplinas e atualizar a Agenda de Provas.

Edição das disciplinas

Primeira Edição: Revisão dos recursos e atividades, de acordo com os referenciais de qualidade.

Segunda edição: Efetuar as alterações solicitadas pelo professor, após o fechamento do planejamento Pedagógico.

Réplica de disciplina e cursos

  1. Criação do ambiente a partir da última oferta;
  2. Criação de ambiente novo com base no layout padronizado;
  3. Criação de um ambiente zerado.
  4. Abertura de chamado único no SInApSe, para trabalhar as disciplinas replicadas e/ou criadas
  5. Por meio do chamado de atendimento de cada disciplina/curso, é possível centralizar e organizar todas as informações acerca do processo de criação e edição do ambiente virtual.

Cadastro

Cadastrar usuário no ambiente;

Cadastro dos Alunos, Tutores Virtuais e Tutores Presenciais.

Suporte Técnico

Atendimento aos chamados no SInApSe

Atender as demandas dos cursos de graduação, Especialização e Suporte Moodle SinApSe.

Acompanhamento da Equipe e Acompanhamento dos professores e DIs

Acolher professores, DIs, membros de outras equipes em suas dúvidas, de forma presencial (reuniões), via SInApSe, Skype, telefone e email.

 

Supervisão
Amanda Del Grecco Santana