AUDIOVISUAL


A Equipe de Material Audiovisual tem como intuito auxiliar os professores vinculados a cursos oferecidos pela UFSCar na elaboração e produção de material audiovisual para suas aulas. Em 2009, com a criação da SEaD, a Equipe de Audiovisual passou a atender, além dos cursos de graduação, também os pós-graduação e extensão da UFSCar.

A Equipe de Audiovisual da SEaD/UFSCar conta com o apoio de 17 profissionais que atuam em diversas áreas: direção, edição, produção, animação, fotografia, som, iluminação e arte.

Vídeoaulas

A Equipe Audiovisual da SEaD também produz videoaulas em diferentes formatos ( demonstração de software, apresentação de práticas laboratoriais, fechamento de unidade, feedbacks, dentre outras possibilidades).

Video Introdução

É por meio dele que o professor fará uma breve apresentação de quem ele é e como vai ser estruturada sua disciplina, seus principais objetivos e assuntos abordados. É nesse momento que o aluno tem seu primeiro contato com o professor.

Animações

Recursos utilizados para demonstração de conceitos, dinamização de informações textuais e/ou imagéticas e explicação de imagens e sons de procedimentos, teorias e conceitos.

Podcast

Ao mesmo tempo em que se constitui como uma nova versão do conteúdo didático acerca de um determinado assunto, tal como o material impresso, essa linguagem permite a construção de uma nova estratégia para narração, em áudio, de conceitos e fundamentos, respeitando as particularidades da comunicação verbal e falada.

Jogos

A interatividade, em maior ou menor grau, dos conteúdos audiovisuais pode ser utilizada para conteúdos que tenham como pressuposto a participação direta do usuário/educando no avanço da narrativa ou da explicação em questão.

Audiobook

Ao mesmo tempo em que se constituiu como uma nova versão do conteúdo didático acerca de um determinado assunto, tal como o material impresso, essa linguagem permite a construção de uma estratégia para narração, em áudio, de conceitos e fundamentos, respeitando as particularidades da comunicação verbal e falada.

Mobile

Para alcançar o estudante, é muito importante que a universidade esteja apta a se colocar presente não só no espaço determinado a ela, como o ambiente virtual, como também em outros dispositivos. Este, por sua vez, possuem particularidades de linguagem e estética que devem ser respeitados quando da produção de conteúdo específico.

 

Supervisão

Paulo Roberto Montanaro - Supervisor