DESENVOLVIMENTO E SUPORTE


A Equipe de Desenvolvimento da SEaD/UFSCar é composta por cinco analistas/desenvolvedores altamente capacitados, que seguem todas as diretrizes necessárias de Engenharia de Software.

As etapas do desenvolvimento dos softwares utilizados ssão: Levantamento de Requisitos, Estudos dos Casos de Uso, Criação do Diagrama de Classes, Testes, Feedback do cliente, Documentação e Entrega do Produto.

A Equipe de desenvolvimento de software voltados para web, fazendo uso das linguagens: JAVA,, GRAILS e PHP, juntamente com banco de dados MySQL e PostgreSQL. O uso de frameworks como o Yii e plataforma CMS como WordPress para desenvolvimento de websites também são utilizadas.

Moodle

Ambiente Virtual de Aprendizagem, que possui vários recursos e ferramentas que possibilitam o ensino-aprendizagem entre alunos e professores.

Tutoria

Sistema de gerenciamento e alocação de tutores nas disciplinas ofertadas pelo sistema UAB.

LiSa

Sistema de gerenciamento, oferta e inscrição em cursos de capacitação continuada.

SinApSe

Sistema de apoio a professores, alunos, tutores e equipes da SEaD/UFSCar.

PACC

Sistema de gerenciamento, oferta e inscrição em cursos de capacitação continuada.

Sistema de Gestão

Sistema criado para facilitar a postagem de notas do ambiente virtual para o sistema de controle acadêmico, dentre outras funcionalidades.

Gerenciamento

De usuários nos diversos sistemas oferecidos pela secretaria, de usuários na Biblioteca Virtual da Pearson.

Criação

De questionários, utilizando a ferramenta Lime Survey.

SIED:EnPED

Sistema de avaliação de artigos, referentes ao Simpósio.

A Equipe de Suporte da SEaD/UFSCar foi criada para atender as demandas da secretaria em relação a manutenção dos equipamentos utilizados para a realização do trabalho desenvolvido por seus profissionais das mais variadas áreas de atuação.

A equipe é composta por profissionais e estagiários altamente capacitados, que seguem todas as normas e padrões para a realização de um trabalho de alta qualidade.

Hardware

Montagem e manutenção dos equipamentos utilizados a secretaria.

Software

Instalação e resolução de problemas relacionados com os programas instalados nos equipamentos.

Atendimento ao usuário

Atendimento aos colaboradores da secretaria relacionado com problemas e utilização dos equipamentos.

O Serviço de Webconferência oferecido pela SEaD/UFSCar possibilita a comunicação em tempo real, com transmissão de áudio, vídeo e texto de muitos para muitos usuários. O sistema também possibilita o compartilhamento de documentos, aplicativos e da área de trabalho entre todos os participantes durante a transmissão, facilitando a demonstração de conteúdo didático.

A solução é baseada no sistema Adobe Connect. Essa solução tem se mostrado bastante apropriada para o cenário da SEaD/UFScar, principalmente pelo seu grande potencial pedagógico.

Transmissão e Gravação em Estúdio

Aula expositiva com participação dos alunos, momento de tirar-dúvidas, seminário com espaço para interação aluno-professor, demonstração de uso de um sistema ou software, reunião, abertura/encerramento de disciplinas, entre outras atividades.

Avaliação de seminários

Avaliações (apresentações, seminários, demonstrações, etc.) transmitidas dos polos, com possibilidade de arguição mediada pelo professor e pelos tutores.

Suporte e cobertura de eventos

Palestras e seminários, realizados na UFSCar/São Carlos, usualmente são transmitidos dos anfiteatros Bento Prado, Florestan Fernandes ou anfiteatro da reitoria.

 

Supervisão
Cristian Kawakami