Encontro sobre letramento para o estudante com deficiência

O evento tem como objetivo discutir acerca das possibilidades do letramento para o estudante com deficiência, cuja temática é de extrema importância para formação de professores da Educação Básica.

Trata-se de um evento para finalização do curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência que teve início em fevereiro de 2018 com término em julho de 2018, num total de 180 horas e ofertado por meio da Educação a Distância. O curso foi planejado a partir da parceria entre a SECADI-MEC (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o curso de Licenciatura em Educação Especial que teve como objetivo geral capacitar professores da Educação básica em relação ao letramento para estudantes com deficiência. O curso foi desenvolvido a partir de ferramentas tecnológicas disponibilizadas no ambiente de aprendizagem (AVA) por meio da Plataforma Moodle, com apoio técnico da Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

O evento será totalmente gratuito e destina-se a todos os alunos do curso de Aperfeiçoamento, bem como professores da educação básica, discentes dos cursos de licenciatura e comunidade acadêmica em geral com interesse pela temática.

O evento será transmitido por webconferência para quem não puder estar presente. O número de vagas para os inscritos com presença física será de 100 participantes. Link da transmissão: http://webconferencia.sead.ufscar.br/eventos

O evento acontecerá no dia 18 de agosto de 2018 das 08h30 as 12h00, local Auditório do CECH – AT2, área sul da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, campus São Carlos.

As inscrições poderão ser feitas no período de 18/07 a 15/08 pelo endereço eletrônico http://www.questionarios.sead.ufscar.br/index.php/738489?newtest=Y&lang=pt-BR com o preenchimento e envio da ficha de inscrição.

Haverá emissão de certificados para os participantes.

08h30Recepção e credenciamento

09h00 - café da manhã

09h30 - Mesa de abertura – autoridades

10h00 - Conferência - Formação de professores para educação inclusiva

Linair Moura MartinsCoordenadora Geral de Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino – SECADI – MEC

10h30 - Mesa redonda - Letramento para o estudante com deficiência

Dra. Cristina Broglia Feitosa de LacerdaDepartamento de Psicologia – DPsi e Programa de Pós Graduação em Educação Especial – PPGEEs - UFSCar.

Dr. João dos Santos CarmoDepartamento de Psicologia – Dpsi e Programa de Pós Graduação em Psicologia – PPGPsi – UFSCar.

11h30 - Roda de conversa - Possibilidades e Desafios na formação de professores da educação básica para educação inclusiva

Equipe gestora, professores e tutores do curso de Letramento para o estudante com deficiência.

12h00 Encerramento.

Lembramos que o certificado só será emitido para aqueles que realizaram a inscrição no período de 18/07 a 15/08.

Acesse aqui a gravação da webconferência.