Será realizado no dia 30 de maio o III Seminários SEaD – Acessibilidade em foco.

A cada dia, torna-se mais comum a abordagem dos temas Acessibilidade e Inclusão nos diversos setores da sociedade. Isso porque há um esforço em diminuir a injustiça social traduzido em: leis, como a Lei de Acessibilidade – 10.098/2000; ações institucionais, por exemplo o trabalho singular do Instituto Benjamin Constant; e ações individuais, quando cada um de nós passa a querer buscar novas interpretações para um mundo mais plural e justo. Nesse movimento, a UFSCar vem, há tempos, criando condições para que as pessoas com deficiência possam fazer parte do seu quadro de estudantes e servidores.

Nesta terceira edição dos Seminários SEaD, gostaríamos de compartilhar algumas das iniciativas da universidade na construção de um espaço democrático, com foco nos trabalhos desenvolvidos pela SEaD com estudantes deficientes visuais.

Para isso, convidamos alguns dos profissionais responsáveis pela construção da acessibilidade na UFSCar e, também, estudantes deficientes visuais, que irão compartilhar suas experiências. Nossa magnífica reitora, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, abrirá os trabalhos, seguida dos secretários Profa. Dra. Marilde Terezinha Prado Santos (SEaD-UFSCar) e Djalma Ribeiro Jr. (SAADE-UFSCar) e da responsável pela acessibilidade na SEaD-UFSCar, Clarissa Bengtson.

Após a mesa de abertura, nosso foco será as ações institucionais, passadas e presentes. Na sequência, trataremos da trajetória de pessoas com deficiência na universidade. Por fim, apresentaremos as ações da SEaD-UFSCar e as perspectivas para o futuro.

A inscrição é gratuita e será possível participar de duas formas: presencial, no auditório da ADUFSCar, ou virtual, através de transmissão ao vivo pelo canal oficial da SEaD no Youtube. Ambas terão certificação.

Contamos com a sua participação!

Programação:

Período: das 8h15 às 18h.
Local: ADUFSCar.
Com transmissão ao vivo.

9h00 às 9h40 – Mesa de abertura - Acesse aqui a transmissão ao vivo
Mag. Reitora Profa. Dra. Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Reitora da Universidade Federal de São Carlos)