Será realizado no dia 30 de maio o III Seminários SEaD – Acessibilidade em foco.


A cada dia, torna-se mais comum a abordagem dos temas Acessibilidade e Inclusão nos diversos setores da sociedade. Isso porque há um esforço em diminuir a injustiça social traduzido em: leis, como a Lei de Acessibilidade – 10.098/2000; ações institucionais, por exemplo o trabalho singular do Instituto Benjamin Constant; e ações individuais, quando cada um de nós passa a querer buscar novas interpretações para um mundo mais plural e justo. Nesse movimento, a UFSCar vem, há tempos, criando condições para que as pessoas com deficiência possam fazer parte do seu quadro de estudantes e servidores.

Nesta terceira edição dos Seminários SEaD, gostaríamos de compartilhar algumas das iniciativas da universidade na construção de um espaço democrático, com foco nos trabalhos desenvolvidos pela SEaD com estudantes deficientes visuais.

Para isso, convidamos alguns dos profissionais responsáveis pela construção da acessibilidade na UFSCar e, também, estudantes deficientes visuais, que irão compartilhar suas experiências. Nossa magnífica reitora, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, abrirá os trabalhos, seguida dos secretários Profa. Dra. Marilde Terezinha Prado Santos (SEaD-UFSCar) e Djalma Ribeiro Jr. (SAADE-UFSCar) e da responsável pela acessibilidade na SEaD-UFSCar, Clarissa Bengtson.

Após a mesa de abertura, nosso foco será as ações institucionais, passadas e presentes. Na sequência, trataremos da trajetória de pessoas com deficiência na universidade. Por fim, apresentaremos as ações da SEaD-UFSCar e as perspectivas para o futuro.

A inscrição é gratuita e será possível participar de duas formas: presencial, no auditório da ADUFSCar, ou virtual, através de transmissão ao vivo pelo canal oficial da SEaD no Youtube. Ambas terão certificação.

Contamos com a sua participação!

 

Programação:

Período: das 8h15 às 18h.
Local: ADUFSCar.
Com transmissão ao vivo.

9h00 às 9h40 – Mesa de abertura - Acesse aqui a transmissão ao vivo 
Mag. Reitora Profa. Dra. Wanda Aparecida Machado Hoffmann (Reitora da Universidade Federal de São Carlos)
Profa. Dra. Marilde Terezinha Prado Santos (Secretária da Secretaria Geral de Educação a Distância)
Dr. Djalma Ribeiro Júnior (Secretário da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar)
Ma. Clarissa Bengtson (Supervisora da Equipe de Acessibilidade da Secretaria Geral de Educação a Distância)

9h40 às 12h – Mesa redonda: Ações Institucionais - Acesse aqui a transmissão ao vivo
Profa. Dra. Marilde Terezinha Prado Santos - mediadora
Prof. Dr. José Marques Novo Júnior (Pró-Reitor de Extensão Adjunto, Professor Titular - Departamento de Educação Física e Motricidade Humana e Coordenador do LIETEC - Laboratório de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, Esporte e Saúde/CNPq)
Dr. Djalma Ribeiro Júnior (Secretário da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da UFSCar)
Ligia Maria Silva e Souza (Bibliotecária da Biblioteca Comunitária da UFSCar)

14h às 15h45 – Mesa redonda: Trajetórias - Acesse aqui a transmissão ao vivo
Ailton Alves Guimarães (Aluno do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus São Carlos)
Alan Ghelardi (Engenheiro de Software na empresa Nubank Brasil)
Clarissa Bengtson - mediadora
Luiz Flávio Rodrigues Bravo (Analista de Acessibilidade - SEaD-UFSCar)
Me. Sandro Luis Montanheiro Francischini (Secretário Executivo da Secretaria Geral de Ações afirmativas Diversidade e Equidade)
Ma. Wanessa Ferreira Borges (Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar)

16h15 às 18h00 – Mesa redonda: Ações SEaD - Acesse aqui a transmissão ao vivo
Profa. Dra. Adriana Garcia Gonçalves (Professora do Departamento de Psicologia e Coordenadora do curso de aperfeiçoamento em Letramento para o estudante com deficiência – Secadi/MEC)
Esp. Augusto Cesar Hernandes Pinha (Diretor da Divisão de Gestão e Registro Acadêmico – DiGRA, Audiodescritor e Tutor de disciplinas do curso de Sistemas de Informação da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFSCar)
Clarissa Bengtson - mediadora
Luiz Flávio Rodrigues Bravo (Analista de Acessibilidade - SEaD-UFSCar)
Dr. Paulo Roberto Montanaro (Supervisor da Equipe Audiovisual - SEaD-UFSCar)
Rodrigo Sucomine (Supervisor das Equipes de Suporte TI e Webconferência - SEaD-UFSCar)