Lançamentos da SEaD-UFSCar: InovaEH – Espaço de Apoio ao Ensino Híbrido e PoCA – Portal de Cursos Abertos da UFSCar

A Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos está lançando para a comunidade UFSCar e externa duas novidades: o site InovaEH - Espaço de Apoio ao Ensino Híbrido e o PoCA - Portal de Cursos Abertos da UFSCar.

A concretização desses projetos foi financiada pela CAPES, por meio do Edital nº 03/2015 – Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O objetivo deste edital foi incentivar a inovação pedagógica, tecnológica e de gestão educacional, por meio de desenvolvimento, aplicação, formação, disseminação e avaliação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação e promover a melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, visando à convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância por meio do fomento de projetos de inovação na utilização de TDIC na educação.

Sobre a nomenclatura escolhida para estes dois espaços, pensou-se em nomes que pudessem ser facilmente lembrados e difundidos. A palavra InovaEH é uma contração da frase Inovações em Ensino Híbrido. Já a palavra poca, de origem tupi (póka+ar), proveniente do verbo pocar, que significa bater com força, estourar, vem ao encontro de nosso propósito para estes dois espaços: provocar mudanças. É também uma homenagem a um dos nossos visitantes diários que trazem inspiração e alegria ao ambiente de trabalho, o sabiá-poca, tão presente em todos os recantos da UFSCar, e que remete à liberdade característica dos cursos abertos encontrados nesse portal.

No site InovaEH - Espaço de Apoio ao Ensino Híbrido, o público encontrará informações, materiais diversos e novidades sobre abordagens híbridas, metodologias diferenciadas e práticas pedagógicas apoiadas em TDIC, a partir das perspectivas de autores como Norman Vaughan e Lilian Bacich. O objetivo é reunir uma coleção de textos, vídeos, tutoriais e cursos para apoio aos docentes e interessados nas temáticas. Em relação aos cursos do InovaEH, estes estão hospedados no PoCA - Portal de Cursos Abertos da UFSCar. São a distância, abertos, de curta duração e contarão com certificação. [Consulte os cursos disponíveis!]

No PoCA - Portal de Cursos Abertos da UFSCar, que utiliza o ambiente virtual Moodle, além dos cursos do InovaEH, também serão disponibilizadas outras iniciativas de formação aberta, gratuita e a distância, nas diversas áreas de conhecimento. O PoCA está aberto para receber propostas de cursos de membros da comunidade UFSCar e de outras instituições.

Com estas iniciativas, a SEaD espera que a comunidade faça uso destes espaços e que eles possam contribuir para a promoção de inovações nos processos de ensino e aprendizagem.

Para outras informações, escreva para: contato@poca.ufscar.br