SEaD/UFSCar completa 10 anos

No dia 25 de janeiro de 2009, o Diário Oficial da União publicou a nomeação da secretária geral de educação a distância da UFSCar, Profa. Dra. Aline Reali. Naquele momento, a SEaD iniciava suas atividades, sobretudo na função de executar políticas, apoiar ações e estabelecer referenciais de qualidade para a EaD dentro da universidade.

Lá se vão 10 anos de atividades oficiais – ainda que a EaD na UFSCar tenha se desenvolvido também com a colaboração de muitas pessoas e setores mesmo antes de 2009 – e muita coisa aconteceu desde então. Cursos de graduação, pós-graduação, extensão, aperfeiçoamento e diversas estratégias de formação inicial ou continuada puderam contar com o apoio de centenas de profissionais que passaram pela secretaria.

Foram milhares de salas de aula virtuais, incontáveis materiais didáticos produzidos e muitos alunos, professores e atores da EaD atendidos pelos diferentes serviços oferecidos por esta secretaria que nasceu e floresceu de uma ideia, de um projeto de expansão e democratização do ensino de graduação, bem como do desejo de implantar a EaD na UFSCar. Sob a gestão atual da Profa. Dra. Marilde Santos, estas metas continuam sendo nossa missão de cada dia.

A grande conquista da SEaD, todavia, está para além de números, gráficos e relatórios. Se é verdade que o mundo passa por uma verdadeira revolução tecnológica que, a cada dia, questiona nossos paradigmas, a SEaD traz em sua gênese uma proposta de inovação, transformação e superação dos desafios contemporâneos na educação, contribuindo para que a UFSCar siga sua vocação de sempre dar um passo adiante, de buscar novas soluções e de oferecer a sua comunidade o que há de melhor.

Em uma década, muitas foram as mudanças e cada um de nós da SEaD passou por experiências impossíveis de se listar, isso é fato. Não obstante tantas mudanças, o nosso desejo de superar limites se mantém. Que os próximos 10 anos sejam tão enriquecedores quanto os últimos. E que possamos, cada dia mais, aproximar as pessoas, criar pontes, fomentar o diálogo, cativar os alunos e diminuir as distâncias.

Parabéns pelos 10 anos, SEaD/UFSCar