Um novo site para um novo tempo

Diálogo. Por mais que a chamada “idade-mídia” esteja aparentemente pautada nos grandes avanços tecnológicos digitais, a grande transformação social que estamos presenciando se baseia em um conceito muito mais básico da civilização humana: a nossa capacidade de nos comunicarmos uns com o outros. As grandes novidades, aquelas que parecem atender uma ânsia consumista, nada mais são do que reflexo de uma necessidade de ouvirmos e sermos ouvidos, de vermos e sermos vistos, de notar e sermos notados. As vezes nos queixamos de um aparente distanciamento entre as pessoas, quando na verdade, talvez, nunca tenhamos estado tão próximos. Talvez, em nenhum outro momento tenhamos nos comunicado mais.

A educação a distância, sobretudo nesse princípio de século XXI, sempre teve dentre suas características a inovação tecnológica. Desde a própria utilização de plataformas digitais e online como base de estratégias didático-pedagógicas até as pesquisas que tratam de diferentes linguagens voltadas a educação. Videoaulas, interatividade, fóruns, ubiquidade... todos temas que ganharam força nas últimas duas décadas, mostrando que a EaD não veio somente como uma alternativa que buscava a emulação dos processos presenciais, mas sim algo que problematiza, questiona e propõe soluções. Em comum, contudo, não se perde de vista a necessidade de conversar com o outro.

É nesse contexto que o novo site da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar nasce. Com uma proposta de ir além de suas atribuições anteriores, o novo formato deste espaço oficial na internet chega buscando se apropriar de recursos dialógicos com o seu público-alvo, bem como aproveita novas funcionalidades que ainda estavam distantes do que havia nesse mundo digital. Assim, há uma nova dinâmica dentro deste ambiente, que utiliza de textos escritos, imagens estáticas e em movimento, bem como a integração com as diferentes mídias sociais. Tudo isso voltado, sempre, a aproximar este setor da comunidade interna e externa da universidade.

Figura #01: Comparação entre a versão anterior do site (à esquerda) e a versão atual (à direita)

O novo leiaute segue essa tendência. Com menus dinâmicos e textos mais diretos e objetivos, todo o conteúdo está disponível sem muitos caminhos tortuosos. A utilização de outros dispositivos facilita o acesso também a conteúdos de destaque, como as notícias e o editorial. Há ainda caminhos rápidos para a plataforma Moodle, espaço principal onde se dão as relações de ensino e aprendizagem dos diferentes cursos atendidos pela secretaria, sendo eles nas modalidades a distância ou presencial. Vídeos, ilustrações e animações completam essa proposta, cuja tendência é continuar evoluindo ao longo do tempo.

Outra grande contribuição que surge é a responsividade do site para com os dispositivos móveis. O crescimento exponencial que se pode verificar no uso de smartphones e tablets em nosso país é algo que não pode e não deve ser ignorado, sobretudo em uma área onde a inovação é tão presente. Desta forma, o site foi projetado para se adequar a diferentes dispositivos e há um trabalho constante e em andamento para que essas funcionalidades estejam cada vez mais aptas a atender as demandas desse novo público, que é atuante, que tem uma função ativa nesse constante estado colaborativo de uma nova sociedade em rede que surge dentro desta verdadeira revolução tecnológica pela qual estamos passando.

A SEaD-UFSCar parte para um novo ciclo em sua existência. Nascida da necessidade de organização estrutural dentro da universidade enquanto um setor que daria suporte aos cursos recém-criados na modalidade a distância, hoje ela se estabelece como um novo espaço para efervescência de ideias, conceitos, propostas e reflexões acerca do uso das diferentes tecnologias digitais em processos de ensino e aprendizagem.Questões sobre presencialidade e distância devem ser problematizadas frente aos novos desafios e possibilidades que se multiplicam diante cada um de nós. O novo site, o qual apresentamos aqui (assim como a nova identidade visual da secretaria que foi colocada em prática também esse ano) faz parte deste amadurecimento técnico, tecnológico e principalmente dialógico no contexto de uma nova configuração social, de uma nova cultura de convergência, diálogo e coletividade.

PauloRM

Paulo R. Montanaro. É Bacharel e Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela mesma universidade, sob orientação da Profa. Dra. Claudia Raymundo Reyes. Atualmente, é servidor técnico-administrativo na UFSCar, lotado na Coordenadoria de Inovações em Tecnologia para a Educação (CITE) na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), atuando como supervisor da equipe de produção audiovisual. Sua pesquisa atual tem como foco principal a questão da convergência midiática e da narrativa transmídia nos processos de mediação dentro do contexto da educação a distância.
Alvanista lattes